Uma das principais empresas de segurança cibernética do mundo pode ter sido alvo de ataque de hackers. FireEye revelou na terça-feira (8) que seus sistemas foram atacados

De acordo com o The New York Times, a empresa considerou que o ataque foi feito por uma nação com capacidades ofensivas de alto nível. E destacou que os hackers usaram novas técnicas para criar seu próprio kit de ferramentas, que poderia ser útil para montar novos ataques em todo o mundo.

+ Hackers vazam dados da Embraer na internet
+ Cadeia de distribuição de vacinas é visada por hackers, alerta IBM

A empresa não disse quem são os responsáveis pelo ataque, mas a sua descrição e o fato de que o FBI entregou o caso aos especialistas da Rússia levantou a suspeita de que os ataques foram feitos por hackers russos e de que eles estavam atrás do que a empresa chama de ferramentas do Red Team.

A ferramenta é usada para procurar vulnerabilidade em sistemas de empresas ou governos e é usada pela FireEye, com autorização dos clientes. A avaliação é que as agências de inteligência russas tenham aproveitado o momento em que todas as atenções estavam voltadas para a eleição norte-americana para fazer o ataque.