Ana Paula Lobo* … 18/11/2021 … Convergência Digital

O Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), uma das instituições mais respeitadas do país no ensino de TI e Telecom, sofreu um ataque cibernético por meio de um ransomware na tarde desta quarta-feira, 17/11, conforme revelou o portal Ciso Advisor, e confirmado pela assessoria de Imprensa da empresa.

O Inatel não revela quantos servidores foram atingidos. Diz apenas que backups foram perdidos, mas não explica quais, mas garante que os serviços estão funcionando porque houve a rápida identificação do ataque pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – CTIC.  O instituto também contratou uma empresa especializada em Investigação Forense Digital.

De acordo com a assessoria de imprensa, o Inatel encaminhou comunicados à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e aos colaboradores do instituto, que garante: os  sistemas da área de serviços ao mercado do Inatel não foram atingidos.

Aos colaboradores, afirma o portal Ciso Advisor, o Inatel detalha pouco o incidente, mas diz que, ‘até o presente momento não é possível ter a dimensão dos danos causados, tampouco se houve captura de dados’.

Fonte:https://www.convergenciadigital.com.br/Seguranca/Inatel-sofre-ataque-ransomware-e-perde-backup-de-servidores-58761.html?UserActiveTemplate=mobile